05.05.2017 /

Atualmente, montar uma imobiliária pode ser um dos empreendimentos mais lucrativos, isso devido à clientela sempre crescente e ao bom momento do mercado imobiliário do país.

Então, se deseja abrir uma imobiliária, lembre-se que é importante que o profissional tenha perfil para negócio: conhecimentos específicos de todas as atividades, além é claro, da experiência na área de gestão de relacionamento com cliente e acompanhamento das tendências do mercado imobiliário.

1. Primeiro passo para montar uma imobiliária

Tenha em mente que trabalhar no ramo imobiliário requer dinamismo, criatividade, simpatia e, claro, vontade de empreender. Isso porque o corretor precisa entender que o produto que comercializa não é um dos mais baratos.

Logo, é preciso investir no planejamento, organização e capacitação de todos os funcionários que constituirão a imobiliária.

2. Quais os documentos necessários para abrir uma imobiliária?

Para a abertura de uma imobiliária é necessário uma documentação bem específica como CNPJ, contrato social, registro na junta comercial, inscrição estadual, alvará da prefeitura, entre outros. Também é necessário estar devidamente cadastrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), na Caixa Econômica Federal e no corpo de bombeiros.

Além disso, para ser corretor é necessário ter conhecimento em vendas, segundo grau completo ou possuir o título de Técnico em Transações Imobiliárias, inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Jurisdição.

O site do COFECI disponibiliza várias informações úteis sobre o assunto.

3. Estrutura da imobiliária

A estrutura de uma empresa é muito importante, mas mesmo um escritório pequeno pode sediar suas atividades, possuindo:

1. Área destinada à recepção de clientes;

2. Espaço para atendimento individual de clientes pelos corretores;

3. Espaço para a instalação da área administrativa.

É importante que todas as áreas citadas sejam bem estruturadas, ou seja, com um design bem definido e que respeite a facilidade da movimentação de pessoas, sem que atrapalhe os atendimentos em andamento.

4. Funcionários fixos da imobiliária

Para abrir uma imobiliária é necessário funcionários fixos para o início das atividades, que podem ser distribuídos da seguinte forma:

Gerente

Cargo que pode ser ocupado pelo dono da empresa ou outro profissional qualificado. Saiba que cabe ao gerente estabelecer as políticas e diretrizes, liderar a equipe, formalizar contratos, demitir, contratar entre outras funções.

Recepcionista

Encarregada da recepção de clientes que procuram a imobiliária, além do atendimento por telefone, e-mail, chat ou até mesmo mídias sociais.

Auxiliar administrativo

Sua função é auxiliar o gerente e realizar atividades relacionadas com gestão de pessoas, compras, contratações entre outros.

Corretores

Devem ter formação na área imobiliária e também o registro no CRECI. São os responsáveis pelas vendas e locações dos imóveis.

Captador

O captador é responsável pela captação de imóveis para a imobiliária.

Contador

É essencial possuir um profissional de contabilidade, visto que a imobiliária deverá cumprir uma série de obrigações.

5. Acompanhamento de processos e resultados

É muito importante ter uma visão ampla de todas as atividades e processos da imobiliária. Por isso, deve-se planejar com cuidado os procedimentos que serão adotados pelos profissionais dentro da imobiliária: a elaboração de manuais, instruções e orientações bem como a realização de reuniões para alinhar as estratégias é essencial.

Além disso, deve-se sempre monitorar os resultados da empresa, analisar métricas, estudar estratégias de marketing, receber feedbacks e avaliar os profissionais.

6. Dicas para o sucesso de uma imobiliária

Assim como em qualquer empresa, uma imobiliária pode levar mais de dez anos para conseguir ter o seu nome no mercado, ou seja, ganhar credibilidade. Mas existem alguns atalhos que a imobiliária pode seguir para obter o sucesso que tanto deseja.

1. Fazer parcerias e sociedades com uma pessoa mais experiente no mercado ou mesmo com uma grande marca do segmento é uma das maneiras mais fáceis e rápidas de obter o sucesso e credibilidade que tanto anseia.

2. Lembre-se que uma imobiliária trabalha 100% com relacionamentos, por isso investir em bons profissionais nunca é demais. Invista em capacitações e treinamentos, inclusive na área de atendimento ao cliente.

3. No ramo imobiliário, o preferível é sempre a qualidade à quantidade. Então, lembre-se de que um corretor com a postura e comportamento correto junto aos clientes irá vendar mais que 20 corretores com um comportamento inapropriado.

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Fonte: Portal VGV